Papa Leão XIV nomeia maranhense Dom Benedito Araújo como Bispo de Campo Maior
Desde 2011, Dom Benedito atua como Bispo da Diocese de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia
Às 8h da manhã desta sexta-feira (7), foi anunciado o nome de Dom Benedito Araújo como novo Bispo da Diocese de Campo Maior, no Piauí.
.jpeg)
Maranhense de Itapecuru-Mirim, Dom Benedito tem 61 anos e possui sólida formação religiosa. É formado em Filosofia e Teologia pelo Centro de Estudos Teológicos do Maranhão (CETEMA).
Desde 2011, Dom Benedito atua como Bispo Coadjutor da Diocese de Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, onde esteve à frente de ações pastorais, missionárias e administrativas.
Ele assume o posto deixado por Dom Francisco de Assis, que foi transferido para atuar na Paraíba. Desde então, a Diocese de Campo Maior está há sete meses sem bispo, sendo conduzida pelo Padre Gilmar Lima, que exerce o cargo de Administrador Diocesano.
Com a nomeação, Dom Benedito assumirá a condução pastoral da Diocese, que reúne paróquias e comunidades em diversos municípios da região dos carnaubais. A data da posse será divulgada em breve.
Em nota oficial, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação a dom Benedito:
Saudação da Presidência da CNBB a dom Benedito Araújo
Estimado irmão no episcopado dom Benedito Araújo,
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria e gratidão a Deus por sua nomeação como novo bispo da diocese de Campo Maior, no Piauí.
A Presidência da CNBB reconhece em sua trajetória o testemunho de fé, o compromisso com a formação sacerdotal, o diálogo ecumênico e a dedicação à missão evangelizadora da Igreja no Brasil.
Rendemos graças ao Senhor por sua generosa disponibilidade em continuar servindo ao povo de Deus, agora na Igreja de Campo Maior, e pedimos que o Espírito Santo o fortaleça nesta nova etapa de seu ministério episcopal.
Confiamos seu pastoreio à intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, para que o acompanhe com ternura materna e o inspire no anúncio do Evangelho com esperança e alegria.
Em comunhão e oração,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB


Comentários